• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Por que apostar na logística reversa em sua empresa?

21 de maio de 2018
Gestão de Frotas

Comumente, os processos logísticos tradicionais se encerram no momento em que o material chega ao seu destino final. Entretanto, a logística reversa traz o conceito de um outro processo que é iniciado no instante em que logística tradicional finaliza.

Neste artigo você vai entender mais sobre o que é a logística reversa, como ela funciona e todos os benefícios que esse processo pode trazer para a sua empresa. Acompanhe!

O que é a logística reversa?

A logística tradicional é o conjunto de processos de armazenagem e movimentação de recursos que uma empresa realiza para que os seus produtos cheguem até os clientes. Porém, geralmente ela acaba na entrega do material ao consumidor final.

A logística reversa propõe um outro tipo de abordagem. Dentro desse conceito há o entendimento que a responsabilidade da empresa não acaba quando o produto chega até o cliente, indo para além disso. Ela propõe o retorno dos materiais, depois do uso pelo consumidor, até a indústria ou empresa.

Isso significa que a logística reversa é uma série de ações de coleta e reaproveitamento dos resíduos do produto, de forma a agregar valor a esses insumos e reutilizá-los no processo produtivo.

Esse processo é optativo para a maioria das empresas. Porém, para organizações relacionadas à agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos ela é prevista por lei e se torna uma obrigatoriedade.

Quais são as etapas da logística reversa?

Colete os materiais com os consumidores

Esse momento vai depender do tipo de produto que sua empresa trabalha e perfil dos consumidores. Você deve engajar o seu público e criar estratégias adequadas às necessidades dos seus clientes.

Você pode, por exemplo, instalar pontos de coleta dos seus produtos nos locais onde eles são distribuídos. Também é possível investir em plataformas em que os próprios consumidores podem se cadastrar e solicitar a coleta dos resíduos.

A partir daí, é necessário definir a melhor forma de efetivamente recolher esses produtos e transportá-los. Uma ideia é a utilização do mesmo veículo de entrega de mercadorias, que costuma retornar vazio até a empresa.

Escolha um destino para os resíduos

Você não precisa levar todos os materiais de volta para a sua empresa diretamente. Pode ser que uma outra organização consiga dar maior utilidade para esses produtos, como ONGs. Porém, é importante definir qual é o próximo destino dos produtos depois de serem utilizados pelos consumidores.

Descubra a melhor forma de reutilizar

Muitos produtos podem ser retornados para o fabricante e, a partir daí, utilizados como matéria-prima na indústria. Alguns precisam de tratamento e descarte adequado, por serem tóxicos à natureza. Outros podem ser encaminhados para serem utilizados em outra finalidade, muito diferente da inicial.

Portanto, é importante conhecer bem os resíduos dos seus produtos e entender qual a melhor forma de reutilizá-los. O importante aqui é realmente agregar valor ao seu produto final, de forma a torná-lo realmente útil para a sociedade novamente.

Quais são os benefícios da logística reversa?

O processo de logística reversa traz benefícios em diversos âmbitos da organização, em um viés micro e macro, além de interferir nos processos internos e externos da empresa. Entre os benefícios promovidos, podemos enumerar:

  • os processos produtivos são otimizados, já que mitigam a necessidade de produzir novos materiais. Em vez disso, as peças coletadas podem ser recicladas ou tratadas e, ao fim, reutilizadas;
  • constrói um zelo com as questões ambientais, já que a quantidade de resíduos sólidos descartados é diminuída;
  • os custos são reduzidos, pois os produtos coletados são utilizados como matéria-prima para produção de novos produtos;
  • a imagem da empresa é otimizada, porque a logística reversa é um diferencial da empresa capaz de elevar a popularidade da marca e atrair novos clientes.

Portanto, a logística reversa é um processo extremamente interessante para agregar valor ao seu negócio como um todo, e o investimento nessa prática reflete positivamente em todo o ciclo da organização.

E aí? O post foi útil? Que tal continuar a visita descobrir o que é logística integrada e quais são seus os benefícios? Aproveite!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!