• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Saiba o que é logística integrada e quais os benefícios dela

30 de março de 2018
Gestão em logística, Logística

De fato, a logística integrada vem ganhando cada vez mais espaço no planejamento estratégico das empresas competitivas. E não é difícil entender o motivo: ao otimizar toda a cadeia de suprimentos, o recurso proporciona resultados mais expressivos e sustentáveis ao negócio.

Então, se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto, desenvolvendo os conceitos em seu cotidiano de trabalho, encontrou o conteúdo certo!

Neste post, veremos todos os detalhes da logística integrada e de que forma ela pode contribuir para maximizar a performance operacional da empresa. Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

O que é e como aplicar a logística integrada?

O conceito de logística integrada descreve um conjunto de procedimentos estruturados, representando uma nova abordagem — mais integrada e transparente — para a gestão de estoques e o controle de distribuição.

Se, antes, havia um olhar limitado para as funções de armazenagem e escoamento, a realidade moderna é bem diferente! Diante da alta concorrência, as empresas precisam buscar novas formas de otimizar recursos e, assim, se destacar no mercado. A logística integrada, portanto, vai perfeitamente ao encontro desses anseios.

Ao propor uma forma holística de enxergar o processo — aliando inbound, industrial e outbound —, em vez de isolar cada etapa em si mesma, o método viabiliza que toda a cadeia seja formatada de modo a gerar o máximo resultado.

A logística inbound, por exemplo, compreende desde a relação com fornecedores ao recebimento da matéria-prima. Já industrial envolve a fornecimento de insumos para a linha de produção.

A outbound, por fim, descreve o escoamento dos produtos acabados até o consumidor final. E as três, quando operadas sinergicamente, constituem o que se chama de logística integrada.

Mas não se engane: aplicar esses conceitos não é uma tarefa altamente complexa. Exige dedicação e análise, é claro, mas retorna o investimento já no curto prazo, assegurando rotinas mais seguras, enxutas e eficientes.

Comece colocando seus processos atuais em perspectiva, e se esforce para conectá-los. Em seguida, estabeleça e alimente um fluxo contínuo de informações críveis, garantindo comunicação de qualidade entre a equipe.

Depois, concentre-se em automatizar operações e, obviamente, estabelecer métricas para monitorar o desempenho dos novos procedimentos.

Quais são os principais benefícios da logística integrada?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito e a implantação de uma logística verdadeiramente integrada, chegou a hora de conhecer quais são as principais vantagens de valorizar um método coeso na gestão de suprimentos. Vejamos:

1. Redução de custos

Uma das premissas da logística integrada é, justamente, a otimização de recursos. Ao priorizar processos enxutos (embora não inferiores ou menos eficientes) na gestão de toda a cadeia, a empresa também acaba economizando.

Assim, a supressão de retrabalhos e a minimização da incidência de erros contribuem, ainda que indiretamente, para melhorar os resultados monetários da organização.

2. Incremento de produtividade

A padronização de rotinas e a automatização de procedimentos contribuem diretamente para melhorar a produtividade da equipe ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Ao estabelecer e alimentar novos fluxos, mais coerentes e eficazes, o gestor ganha mais confiança em suas operações e, sem dúvida, levanta resultados mais expressivos.

3. Construção de vantagem competitiva

Todos os elementos — da agilidade operacional à redução de custos — permitem que a empresa ganhe em competitividade e esteja mais preparada para enfrentar os desafios do cenário mercadológico contemporâneo.

E, nesse aspecto, a valorização (ou a aplicação) da logística integrada desponta como uma decisão altamente estratégica e inteligente.

Enfim, gostou do nosso post? Deseja continuar por dentro das novidades sobre esse e outros assuntos? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e seja sempre o primeiro a saber das atualizações!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!