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Unitização de Cargas: entenda o que é e os principais modelos

Os processos logísticos de transporte visam a eficiência e a possibilidade de tornar tudo mais dinâmico. Uma das principais maneiras de conseguir bons resultados é por meio da unitização de cargas. Entre seus diferentes métodos, a técnica proporciona benefícios fundamentais, como otimização do transporte, redução de custos e agilização no processo de carga e descarga antes do início do roteiro de entrega.

Neste post, você conhecerá melhor o processo de unitização de cargas e quais são os principais métodos para realizá-lo. Boa leitura!

Entenda o que é a unitização de cargas

A unitização de cargas consiste em um procedimento cujo principal objetivo consiste em reunir, eficientemente, o maior número de volumes, de modo que eles estejam unidos no menor espaço possível.

Esse processo traz uma série de benefícios, entre os quais destaca-se a redução do número de viagens, uma vez que os compartimentos passam por uma melhor organização do espaço disponível. Dessa forma, as cargas, de modo geral, se tornam uniformes, ainda que contenham elementos de pesos, volumes e tamanhos diferentes.

Há, basicamente, 3 métodos de unitizar uma carga: paletização, pré-lingagem e conteinerização. É altamente recomendável considerar essas soluções para decidir qual é a mais apropriada para atender às suas necessidades.

Paletização

A paletização envolve a organização uniforme de volumes sobre o espaço de pallets de madeira, algo comumente utilizado em depósitos e armazéns. Como muitas empresas empregam esse recurso para transportar cargas e armazená-las, é fundamental saber otimizar esse processo.

Devido ao fato de ser uma estrutura mais simples, a paletização tende a baratear os custos de logística e transporte, evitando, por exemplo, uma série de taxas em transportes marítimos. Além disso, ao alocar os volumes sobre os pallets é possível manuseá-los com mais facilidade desde o galpão até o local de entrega.

O ponto negativo do uso de pallets relaciona-se aos custos de compra, às tarefas de manutenção dos acessórios necessários e às questões que envolvem o peso dos equipamentos, fator que incide sobre o valor final dos fretes.

Pré-lingagem

Na pré-lingagem, os volumes são colocados juntos e envolvidos por uma rede que pode ser de náilon ou de corda. Assim, é possível que guindastes e outras máquinas manuseiem as cargas com maior praticidade.

Esse procedimento, além de proporcionar bons descontos nos valores de fretes marítimos e de taxas relacionadas ao transporte, requer uma menor quantidade de profissionais envolvidos no manuseio, sendo financeiramente mais vantajoso, devido ao seu baixo custo.

A principal desvantagem da pré-lingagem é que a carga fica pouco protegida contra impactos, pois, as lingas não preservam cargas mais frágeis. Além disso, muitas são descartáveis, o que interfere negativamente na relação entre custo e benefício.

Conteinerização

Esse é o procedimento mais simples: consiste em alocar os volumes dentro de contêineres, reunindo-os de forma eficaz e aumentando a praticidade do transporte a partir de um controle mais apropriado da equipe de logística.

Entre os principais benefícios do uso de containers destacam-se a alta capacidade de armazenamento e o incremento da segurança das cargas. Em contrapartida, os custos de manuseio, reparo e aluguel são os principais pontos negativos dessa solução.

Para tomar a melhor decisão, é crucial, conforme mencionado, avaliar os benefícios e os pontos negativos que cada uma dessas formas de unitização de cargas oferece. Portanto, analise criteriosamente os custos e, também, a eficiência que cada modelo oferece para os seus processos e cotidiano de trabalho.

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