• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Afinal, porque a movimentação de materiais se tornou tão popular?

6 de março de 2018
Logística

Na sua empresa você recebe mercadorias, aloja-as no estoque e reabastece a sua loja com produtos. Tudo isso envolve a movimentação de materiais, tanto nos galpões de armazenamento, quanto em depósitos ou estoque.

Mas você sabe qual a influência desse processo na sua logística? Como organizar a movimentação de materiais de maneira eficiente? Qual o impacto dos custos desse processo no preço final dos seus produtos?

Nesse artigo você vai entender tudo sobre a movimentação de materiais e porque esse processo tem papel central na organização da sua empresa. Leia agora!

O que é a movimentação de materiais?

A movimentação de materiais é uma das etapas do seu processo de logística. Ela envolve todo o deslocamento, armazenagem, distribuição e expedição de mercadorias da sua empresa. Isso inclui o transporte em galpões, depósitos e dentro da sua loja.

Para ficar mais claro, a movimentação de materiais é o transporte de qualquer produto dentro de uma das áreas da sua empresa. A organização desse processo vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas e indústrias brasileiras. Entenda agora o porquê!

Qual a importância da movimentação de materiais dentro de uma empresa?

A movimentação de materiais tem grande influência nos custos de produção e preço final dos produtos na sua empresa. Uma pesquisa indicou que, nos EUA, esse processo representa 25% dos custos na manufatura. Dessa forma, uma boa gestão desse processo pode diminuir os seus gastos e aumentar a sua lucratividade.

Além disso, a movimentação de materiais é uma parte importante do seu processo de logística como um todo. Portanto, gargalos nessa etapa podem prejudicar toda a logística, ocasionando frota ociosa, atrasos nas entregas e baixa produtividade da sua equipe.

Esse processo também interfere na integridade dos seus produtos e na agilidade da reposição de mercadorias na sua loja. Além disso, a movimentação de materiais demanda utilização de equipamentos caros cuja má utilização gera custos com a reparação de falhas ou substituição de máquinas.

É exatamente por isso que a movimentação de materiais se tornou tão popular nas empresas. Investir na movimentação segura, com baixo custo e alta eficiência pode gerar diversos benefícios para a sua empresa. Entenda agora o que você deve levar em consideração na hora de planejar esse processo, assim como as etapas de gestão da movimentação de materiais.

O que considerar no planejamento da movimentação de materiais?

Na hora de avaliar a sua movimentação de materiais e redefinir o processo para ganhar eficiência é essencial levar alguns aspectos em consideração. Em primeiro lugar, você precisa entender bem o funcionamento do seu negócio, assim como as principais demandas e necessidades no que se refere à movimentação de materiais.

Dessa forma, você consegue padronizar processos mais eficientes e criar metas de desempenho realistas e coerentes com o funcionamento da sua organização e planejamento estratégico do negócio.

Além disso, a movimentação de materiais deve estar alinhada com o processo de logística como um todo, principalmente, no que se refere ao armazenamento e estocagem de produtos.

Os seus espaços devem ser utilizados com inteligência, de forma que os produtos sejam acessíveis e organizados de forma a aumentar a produtividade dos colaboradores envolvidos com a movimentação de materiais.

As atividades devem estar integradas para que você e seus colaboradores entendam com clareza o papel de cada um no funcionamento do negócio como um todo. Além disso, o investimento em automação e inovações tecnológicas precisa ser considerado, uma vez que ele aumenta a eficiência e produtividade da equipe e gera diminuição de custos e erro humano.

Dessa forma, você consegue gerir o processo de movimentação de materiais com excelência na sua empresa.

Entenda agora os passos essenciais para uma boa gestão dessa etapa da sua logística.

Quais os passos para uma boa gestão da movimentação de materiais?

Defina o fluxo da movimentação

Faça um diagnóstico do processo na sua empresa e crie fluxos de movimentação eficientes. Isso significa que você deve pensar no layout físico da distribuição das suas mercadorias e no fluxo de colaboradores e equipamentos dentro dos seus depósitos e galpões.

Reduza a distância entre produtos relacionados, racionalize os espaços e distribua as mercadorias de maneira eficiente de econômica, de forma que os seus colaboradores encontrem com facilidade e agilidade os produtos que precisam movimentar.

Padronize processos

Estude todos os processos envolvidos na movimentação de mercadorias e crie padrões. Defina locais específicos para estacionamento e fluxo de equipamentos, defina tarefas específicas para cada cargo, assim como a melhor maneira de realizá-las.

Disponibilize equipamentos adequados

É essencial disponibilizar todos os equipamentos necessários para uma boa movimentação de mercadorias. Você pode precisar investir em empilhadeiras, paleteiras, comboios ou guindastes. Escolha o maquinário que melhor atenda às suas necessidades e busque inovações tecnológicas que possam facilitar o trabalho dos seus colaboradores.

Além disso, cuide para a realização de uma manutenção preventiva no seu maquinário e estabeleça a obrigatoriedade de inspeções diárias. Também monitore o consumo de combustível e carga de baterias.

Capacite os colaboradores

Para garantir a eficiência do processo de movimentação de materiais é essencial contar com colaboradores altamente capacitados e bem treinados. Portanto, invista em cursos, tanto em relação à técnicas de operação de equipamentos ou melhores práticas de movimentação, quanto de segurança do trabalho nessa área.

Com essa prática, você aumenta a produtividade e qualidade do serviço dos seus colaboradores e diminui a probabilidade de erro humano e acidentes de trabalho.

Acompanhe indicadores

Defina metas de produtividade e desempenho no que se refere ao recebimento, separação e carregamento de materiais. Os indicadores devem ser realistas e mensuráveis, além de alinhados aos outros processos de logística e planejamento estratégico da sua empresa.

O acompanhamento desses indicadores ajuda você a diagnosticar problemas, identificar pontos positivos e gargalos na movimentação de materiais.

Quais são os benefícios de se investir na movimentação de materiais?

Investir em uma movimentação de materiais eficiente permite que você reduza custos de produção e armazenagem de produtos, aumentando a lucratividade da sua empresa. Além disso, você aumenta a produtividade da sua equipe, que se torna mais eficiente e assertiva.

A movimentação de materiais está interligada com todos os outros processos de logística da sua empresa. Dessa forma, o investimento nessa área ajuda você a organizar e otimizar os seus processos de maneira global, uma vez que são interdependentes.

Com esse artigo, você percebeu que a movimentação de materiais é extremamente importante para sua empresa. Portanto, invista na melhoria desse processo agora mesmo! Com isso, você aumenta a qualidade dos procedimentos e da gestão como um todo, que se torna mais eficiente.

Para isso, é essencial escolher os melhores equipamentos para a sua organização. Leia nosso próximo artigo e descubra também como escolher a empilhadeira ideal para o seu negócio!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!