Como facilitar o trabalho do operador de empilhadeira?

Com o intuito de melhorar o rendimento da operação, bem como aumentar a segurança e produtividade, favorecer o trabalho do operador resulta na eficácia dos processos logísticos, garantindo que as cargas sejam transportadas, estocadas e expedidas com agilidade e qualidade.

Esses detalhes beneficiam não somente a saúde do operador, através de métodos ergonômicos, mas também o negócio como um todo, gerando uma cadeia de processos seguros que aumentam o rendimento das demandas diárias de uma operação.

No artigo de hoje vamos falar sobre como as empilhadeiras podem auxiliar para que essas melhorias sejam aplicadas perante seu negócio para que se reverta em lucratividade e maior produtividade, confira.

Manobrabilidade e dirigibilidade

Quanto mais simples e intuitiva for a forma de operar o equipamento, mais segura se torna a operação e menos esforço o operador realizará para operar a máquina.

Logo é interessante optar por empilhadeiras onde os comandos estejam posicionados em locais de fácil alcance, como é o caso da Linha PT, onde o timão se encontra ao centro do equipamento, trazendo mais segurança e facilidade na operação. 

A Linha PE também possui um detalhe que facilita a manobrabilidade do equipamento em corredores menores, o raio de giro livre oferece liberdade para realizar diversas demandas dentro de pequenos espaços.

Assim a dirigibilidade contempla um equipamento intuitivo para se trabalhar, além de contemplar a operação com menos esforço físico e mais agilidade.

Sinalização

Você já deve ter ouvido falar sobre as NRs, que basicamente são Normas de Regulamentações que estabelecem medidas de segurança para operações e equipamentos de transporte, movimentação de cargas, manuseio e armazenagem.

Com relação a sinalização usada em ambientes com movimentação de cargas, este espaço tenha contido nele placas de sinalização, faixas e avisos informando que naquele local pode ocorrer esse tipo de operação, para que tanto o pedestre, quanto o operador estejam cientes

Além disso, nos equipamentos podem ser adicionados acessórios que melhoram a segurança, como é o caso do blue point, que por meio de um feixe de luz sinaliza a aproximação da máquina durante seu deslocamento, ele possui baixo consumo de energia pois possui tecnologia de LED e alta eficiência. Outro acessório é a buzina sonora, que pode ser utilizada em situações onde a empilhadeira realiza o movimento de re.

Conformidade

As NR’s informam que equipamentos para movimentação de cargas são obrigados a disponibilizar manual de segurança para uso, assim é possível tomar as medidas de segurança quando ocorrem incidentes.

Além disso, é fundamental realizar inspeções, levando em conta os períodos certos para a manutenção preventiva e evitando as corretivas

Por fim, é importante que o operador sempre realize a checagem da empilhadeira antes de iniciar seu uso

Visibilidade

Empilhadeiras como as da Linha PR oferecem um campo de visão excelente para operar com segurança, além de conter um display digital onde é possível visualizar informações como o posicionamento da roda de direção, o sentido da tração, atividades de translação, entre outros recursos onde o operador consegue realizar suas demandas evitando colisões e garantido a segurança operacional.

Quanto à cabine, é importante que a empilhadeira ofereça aberturas laterais amplas, para se observar em torno da máquina, evitando obstáculos. 

Ergonomia

Investir em máquinas que disponibilizem ergonomia, é de fato um ponto estratégico para aumentar a lucratividade do negócio. Deste modo é possível reduzir queixas por problemas de saúde, evitando afastamentos por conta de lesões nos operadores.

Além disso, uma operação que preza por ergonomia, pode acelerar a expedição de produtos, aumentar a capacidade de armazenagem através da movimentação horizontal e vertical das cargas e realizar todas as tarefas dispondo de uma equipe reduzida

Investir em empilhadeiras que oferecem ajuste de altura do banco, inclinação do encosto, regulagem do volante e joystick de comandos por exemplo, podem facilitar processos de armazenagem e dar ao operador mais segurança e conforto pra realização das demandas.

Treinamento da operação

Manter uma equipe treinada, é um recurso imprescindível para qualidade operacional. Este é um ponto onde o operador precisa estar ciente do manual de instruções, realizar treinamento de reciclagem adequado sempre que houver atualizações sobre o equipamento e saber exatamente como agir em quaisquer situações que possam vir a ocorrer com a máquina. 

Sendo assim, utilizando a empilhadeira certa de acordo com a sua operação e agregando os demais tópicos em sua operação, é possível realizar os processos logísticos necessários com mais segurança e eficiência. 

Para saber qual o equipamento certo e como adaptar sua operação para que os processos logísticos ocorram com mais agilidade, contate nossos consultores e saiba mais!

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!