Rodas para transpaletes e empilhadeiras: entenda a diferença entre elas

As rodas para empilhadeiras e transpaletes são componentes essenciais para a movimentação das cargas, auxiliando o equipamento com sua manobrabilidade, estabilidade e desempenho. De fato existem diferentes tipos de rodas, entre elas as trucadas, de poliuretano e nylon.

Elas suportam o peso da empilhadeira, juntamente com a carga transportada, além disso é muito importante atentar-se ao tipo de piso , e qual o objetivo da operação logística realizada, para que o equipamento desenvolva seu melhor desempenho.

Trucadas

As rodas trucadas, também conhecidas com tandem, são pares de rodas localizadas uma ao lado da outra, conectadas ao mesmo eixo da máquina.

A funcionalidade destas é basicamente estabilizar o peso da carga, de forma que o peso seja distribuído uniformemente e a pressão por unidade de área

Em empilhadeiras patoladas por exemplo, localizam-se na parte inferior aos garfos, assim como na linha TM elas também se posicionam ao final dos garfos.

Poliuretano

Se trata de um material polimérico, podendo ser encontrado em elastômeros, espumas flexíveis ou rígidas e, enfim , em rodas. Com relação às rodas, podemos citar algumas características:

  • Durabilidade: esse material é conhecido pela sua durabilidade e resistência, por isso o poliuretano é indicado para uso em rodas que se movimentam em locais onde há mais atrito e condições adversas;
  • Capacidade de carga: o poliuretano possui alta capacidade de carga, podendo suportar pesos maiores, não causando grandes deformidades na roda;
  • Absorção de choque: as rodas de poliuretano possuem grande capacidade de vibração, melhorando a aderência a impactos. 

Sendo assim, as rodas de poliuretano são ótimas para uso em operações com mais atrito à pisos, etc.

Nylon

O nylon se trata de um polímero sintético, ele pertence à classe das poliamidas. Com relação ao uso em rodas, podemos citar:

  • Resistência: possuem grande resistência ao desgaste, suportando condições adversas sem perder sua forma, porém são menos resistentes que as de poliuretano para ambientes mais agressivos;
  • Facilidade de limpeza: a roda de nylon é excelente para realizar operações em ambientes em que o cuidado com a higiene é fundamental, isso inclui a indústria farmacêutica, alimentícia e química.

Os cuidados necessários com as rodas

As rodas são componentes que garantem o desempenho e estabilidade do equipamento, por isso é fundamental estar atento à manutenção do acessório, visando sua troca sempre que necessário. Por isso alguns cuidados com as mesmas precisam ser observados:

  • Realizar a substituição sempre que o componente estiver com deformações. rachaduras ou desgaste;
  • Lubrificar regularmente os rolamentos;
  • Apertar os parafusos sempre que necessário;
  • Na hora do uso, evitar choques severos contra depressões;
  • Limpar resíduos de produtos químicos eventualmente derramados sob as mesmas;
  • Sempre que possível realizar inspeções para detectar irregularidades ou danos.

Realizando essas medidas é possível prolongar a vida útil das rodas e garantir mais segurança para a operação.

Para saber mais sobre o tipo de roda e os cuidados com as mesmas, contate nossa equipe de especialistas e continue nos acompanhando pelo blog e redes sociais!

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!