Otimização de espaço e tempo com empilhadeiras

Um dos objetivos em adquirir uma empilhadeira, é acelerar processos logísticos e facilitar demandas que antes necessitavam de mão humana para sua realização. Como sabemos cargas pesadas e volumosas necessitam de auxílio de equipamento adequado para movimentação e elevação das mesmas, além de reduzir o tempo de estocagem e expedição e otimizar espaços com a verticalização  do estoque

Desta forma é necessário ter conhecimento de todos os processos da operação, suas instalações, que tipo de carga são depositadas no armazém e sua capacidade de estocagem. 

Sendo assim, é possível investir no equipamento certo para suprir essas demandas e agilizar o máximo possível de tempo no dia-a-dia operacional.

Confira agora, como é possível reduzir tempo em operações logísticas com o uso de empilhadeiras.

Agilizando a movimentação e elevação de cargas

De fato as empilhadeiras, especialmente as elétricas como a Linha PT por exemplo, são projetadas para movimentar, erguer e abaixar cargas que necessitam de equipamento para organizá-las em um estoque. Neste caso a empilhadeira elétrica, possui alta capacidade de otimização de processos pois tem maior eficiência energética,sendo assim oferece um suporte maior principalmente em operações logísticas de média e alta intensidade.

Esse tipo de equipamento tem maior destreza em carregar e descarregar caminhões, organizam o estoque e se deslocam com mais rapidez e por obter um formato mais compacto atuam em corredores menores sem grandes dificuldades. 

Ergonomia acelera processos de logística?

A ergonomia tem o potencial de melhorar o rendimento dos funcionários envolvidos nas demandas, influenciando diretamente na produtividade operacional.

Além da segurança, o operador que absorve menos demandas físicas, pode render mais em suas tarefas. Outro detalhe importante é que com investimento em maquinários, o empregador diminui na contratação de funcionários e supre a mesma ou mais demandas do que com o esforço físico, além de evitar lesões e possíveis acidentes.

Na automatização das atividades, devido a inclusão de equipamentos, é possível substituir diversos processos com menos custo e menor esforço do operador.

É vantajoso expandir a capacidade de estocagem em um armazém?

Aproveitar ao máximo a capacidade de estocagem do armazém é sempre um bom negócio, pois além de disponibilizar melhor aproveitamento do espaço físico, é possível otimizar tempo de estocagem e expedição, facilitando o controle de produtos e sem precisar de investimento a alugar outro galpão para o estoque

Uma boa dica é a adoção do sistema drive-in que é composta por montantes verticais encaixados nos trilhos e braços ajustáveis a sua altura, esses montantes são formados por duas pilastras ligadas por diagonais e travessas, manipulando um rígido quadro vertical. Nesse sistema a carga é acomodada no fundo das prateleiras, em fileiras.

Conheça sua operação

Quando se investe em equipamentos, é fundamental ter conhecimento sobre os processos operacionais, bem como sobre o ambiente de armazenamento das mercadorias. No caso de empilhadeiras é importante estar atento à altura do pé direito, portas e aberturas para saber qual o grau máximo de elevação da máquina, além de estar atento ao tipo de pallet e a capacidade de carga que o equipamento pode suportar em segurança.

Detalhes que vão do teto ao piso são importantes, para se investir no equipamento sem danos futuros. Por isso na Movimak trabalhamos com a venda consultiva, onde nossos operadores realizam uma breve análise do seu espaço e processos operacionais para poder indicar a empilhadeira correta. 

Para saber mais como otimizar tempo e espaço com a empilhadeira certa, contate nossa equipe de especialistas e aumente a potência de armazenagem do seu armazém.

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!