• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Por que é importante treinar um operador de empilhadeira?

24 de agosto de 2017
Empilhadeiras

Se você já visitou uma fábrica, uma central de distribuição ou supermercados (especialmente os atacadistas) já deve ter observado em ação o operador de empilhadeira. Esta é uma das principais atividades realizadas nestes ambientes e um dos principais cargos operacionais buscados por conferentes, repositores e separadores.

Embora a logística seja a principal área de atuação, esse profissional está cada vez mais presente em outras áreas, principalmente as que precisam movimentar materiais de grande volume e peso, como a construção civil, por exemplo.

Em virtude da grande área de mercado, muitos profissionais estão se profissionalizando para suprir a demanda do mercado. É esse o seu caso? Então este artigo é para você.

Aqui você encontrará aprenderá a função e importância do operador, além de saber os requisitos para operar uma empilhadeira. Confira!

Afinal, qual a função de um operador de empilhadeira?

O operador de empilhadeira é um profissional com uma das mais altas responsabilidades da empresa. Não importa o segmento da organização, se existe a atividade de empilhador, com certeza a sua atividade é vital para a garantir a segurança e continuidade dos processos.

Para quem acha que o trabalho do empilhador é só sentar e dirigir, é importante saber que esta é uma das profissões que mais exigem atenção durante a execução, pois o trabalhador ao mesmo tempo que controla o equipamento, precisa ficar atento ao monitor para movimentar e armazenar corretamente a mercadoria, sem desaperceber do fluxo de pessoas na operação.

Entre outras coisas, o empilhador é responsável por armazenar, transportar, movimentar e manusear cargas e produtos dentro da empresa. Para ser mais sucinto, é esse profissional que alimenta o estoque da empresa sendo peça chave pela movimentação e entrada e saída de mercadorias.

Outra função que cabe ao operador de empilhadeira é fazer o checklist do equipamento antes de iniciar a operação. Essa atividade é fundamental, pois uma falha no equipamento pode colocar em risco a vida de várias pessoas, além de danificar a estrutura ou avaria de materiais.

Como se tornar um operador de empilhadeira?

Embora não seja necessário o nível superior para se tornar um operador de empilhadeira, o profissional que deseja estar apto para o exercício precisa cumprir algumas exigências e realizar alguns cursos específicos.

Em primeiro lugar é imprescindível possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B. O próximo passo é ingressar no curso técnico profissionalizante para operador. Ou seja, não adianta apenas ter a carteira de habilitação, só pessoas com a certificação do curso técnico é que podem operar as máquinas.

Antes de assumir a função e, periodicamente, o operador de empilhadeira também é submetido a um exame de audiometria, para verificar como está a sua audição.

Além de tudo isso, o profissional precisa mostrar um grande senso de organização e atenção, bem como demonstrar tranquilidade para lidar com situações de estresse ou de intenso movimento, algo que é muito comum no exercício da atividade.

Também é necessário frisar que, quem trabalha com empilhadeiras está lidando com tecnologia e segurança, por isso são necessárias constantes atualizações e renovações de certificados dos cursos.

Por que é importante treinar um operador de empilhadeira?

O treinamento é essencial para o exercício de qualquer atividade. Quanto mais treinamento, mais qualificado estará o profissional para prestar um serviço de melhor qualidade. Afinal, como você poderá cobrar de alguém se essa pessoa não sabe o que fazer?

Além dos pontos citados, existem alguns itens a mais que tornam o treinamento desse profissional mandatório. Veja abaixo:

Garantia da vida útil do equipamento

A empilhadeira é um veículo, e como tal, é necessário o máximo de técnica, atenção e cuidado para mantê-lo em utilização por um bom tempo.

Novas tecnologias estão sendo aplicadas no desenvolvimento de empilhadeiras, por isso é importante que profissionais que já estejam na área se atualizem e obtenham conhecimento necessário para manusear corretamente as novas máquinas.

É importante treinar o empilhador para que ele tenha ciência das melhores práticas e saiba identificar e reportar quaisquer problemas que o equipamento apresente, facilitando o trabalho da equipe de manutenção, aumentando o tempo de utilização do equipamento e aumentando a sua vida útil.

Redução de acidentes

Esta é uma situação extrema, pois, dificilmente um acidente com empilhadeira não trará consequências graves para a pessoa que está manuseando a máquina ou outras que estão em volta. Um operador sem treinamento ou qualificação correta jamais deve ser responsável pela direção de uma empilhadeira.

É essencial que o líder do setor exija que o empilhador passe também por testes psicológicos e físicos. Quando o profissional atuar em áreas de grande circulação e com presença de pessoas que não da empresa, esse item deve merecer uma atenção ainda maior.

Aumento de produtividade

Um profissional sem treinamento não terá a confiança e técnica necessária para conduzir a empilhadeira com agilidade e fluides. Dessa forma, o trabalho a ser realizado pode levar um tempo maior que o previsto.

A produtividade também pode ser notada pela redução de custos com avarias, a alta disponibilidade do equipamento e a redução do absenteísmo (ausência do trabalho por fatores como acidentes de trabalho ou doenças).

A baixa produtividade muitas vezes pode ser resolvida com uma atualização ou workshop específico.

Quais os cursos ideais do mercado para esse profissional?

Como você viu, é preciso ter um curso específico para se tornar um empilhador. Mas de que curso estamos falando? Onde encontrar?

Um ótimo curso que visa capacitar o empilhador e está com forte tendência no mercado atual é o curso para Operador de Empilhadeira Elétrica. O curso traz diversas informações e boas práticas para garantir que o profissional tenha destreza no manuseio e movimentação da empilhadeira, além de abranger os itens mais importantes da NR11, para evitar acidentes de trabalho.

Se você deseja ser um operador de empilhadeira é importante citar que não basta apenas possuir o certificado do curso, é preciso mostrar destreza e preparo, além de sempre passar por reciclagem e cursos de reforço. O treinamento deve ser constante. Por isso, é preciso que o profissional tenha aptidão e gosto pela atividade, pois a rotina de um empilhador apresenta particularidades que necessitam da total entrega do trabalhador com a profissão.

Gostou do artigo? Quer saber mais como se tornar um profissional em excelência ou entender melhor o funcionamento de uma empilhadeira?

Entre em contato pelo nosso Whatsapp (51) 98189-0833 e tire as suas dúvidas!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!