• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como funcionam as baterias de lítio para empilhadeiras elétricas?

19 de fevereiro de 2019
Gestão de Frotas

Baterias de lítio estão ganhando cada vez mais espaço no uso em empilhadeiras. Muito utilizada pela telefonia móvel, essa tecnologia agora está sendo aderida principalmente pelo mercado de tração e logística. Porém, qual o custo-benefício de utilizar esse produto em seus processos? Sempre que uma novidade entra para o mercado, dúvidas como essa surgem.

Por isso, desenvolvemos este post com algumas informações úteis e importantes a serem analisadas antes de adquirir o produto. Continue com a sua leitura e saiba tudo sobre baterias de lítio.

O que são baterias de lítio?

Baterias de lítio são um tipo de bateria recarregável comumente utilizada em aparelhos eletrônicos portáteis e agora já podem ser vistas nas empilhadeiras. A quantidade de energia armazenada por essas baterias equivale ao dobro de uma composta por níquel e três vezes mais do que uma de cádmio.

Uma outra característica preponderante da bateria de lítio é a inexistência da possibilidade de vício — efeito memória. Isso significa que não é necessário carregar o total da capacidade da bateria e nem a descarregar por completo, diferentemente das outras baterias. Ela pode ser carregada e descarregada, sem o uso constante do carregador.

Nas empilhadeiras, as baterias de lítio trouxeram uma nova experiência devido à sua alta capacidade de armazenagem de energia. Assim, elas transformaram as operações mais complexas de um estoque em processos eficientes e inovadores ao oferecer o máximo desempenho gastando pouca energia.

Como funcionam?

Uma bateria de lítio produz força eletromotriz quando os íons lítio se deslocam no processo químico. Essa força pode ser utilizada para o acionamento de empilhadeiras elétricas, por exemplo. No carregamento da bateria, os íons se movimentam do eletrodo positivo ao eletrodo negativo, fato que gera energia e a armazena até que o usuário descarregue toda a bateria.

Esse modelo de armazenamento de energia é isento de qualquer tipo de manutenção. Ao contrário do que acontece na bateria chumbo-ácido, não é necessário limpar a bateria ou reabastecer água e nem medir a sua densidade.

É muito comum utilizarem o grafite como eletrodo negativo para as baterias de lítio. Porém, alguns fabricantes estão apostando em tecnologias mais sofisticadas, utilizando combinações entre manganês, óxido de cobalto, enxofre, níquel ou fosfato de ferro e ar, o que potencializa o seu efeito.

Além disso, esses produtos demostram baixo peso, alto desempenho e não são inflamáveis, oferecendo alta proteção contra explosões mesmo sob condições adversas.

Quais são as principais utilidades desse tipo de bateria?

Baterias de lítio representam a modernidade no ramo de empilhadeiras graças a algumas peculiaridades que só elas têm, como maior tempo de duração: essa bateria trabalha por até três turnos de 8 horas com cargas parciais. Além disso, são mais seguras, não exigem o uso de água e extingue a necessidade de salas de baterias. Tudo isso diminui os custos dos processos operacionais de uma empresa.

Ao compararmos os custos operacionais de uma empilhadeira que utiliza o sistema tradicional e outra com a bateria de lítio, em termos de manutenção, energia, água, inspeção, manipulação, troca de bateria e cobrança de oportunidade, as empresas podem reduzir seus custos. Dessa forma, é muito mais vantajoso optar pelas baterias de lítio em relação as demais.

Devido ao seu carregamento eficiente, uma bateria de lítio tem o seu desempenho maior do que uma bateria tradicional. Isso porque a sua recarga é muito rápida, levando apenas duas horas para completar o carregamento.

É por esses motivos que todos os fabricantes experientes em empilhadeiras oferecem modelos com bateria de lítio. Eles entendem muito bem sobre a prática produtiva — hora-máquina e operação — a fim de ofertar a melhor solução para seus clientes.

Maior desempenho energético, eficiência na operação, redução dos índices de queima de motor e controlador da máquina, além de ecologicamente sustentável: as baterias de lítio demonstram maior autonomia por volume, medidas menores que as baterias de chumbo-ácidas e apontam forma de carga mais flexível.

Esse tipo de bateria exige algum cuidado?

Como toda tecnologia, as baterias de lítio também devem ser utilizadas com racionalidade. Desse modo, o seu uso constante requer alguns pequenos cuidados:

  • verifique se rede elétrica suporta o trabalho de carregamento para várias baterias de lítio, pois, caso não esteja adequada, o consumo de energia pode ser alto;
  • as baterias de lítio necessitam de carregadores específicos justamente por permanecerem ligada à máquina, o que requer uma área para estacionamento e recargas das empilhadeiras. São pequenas recargas que equivalem de 20 a 30 minutos e devem ser previstas durante o período de trabalho;
  • é necessário manter o controle eletrônico desse tipo de bateria, uma vez que, se não operadas dentro da faixa de voltagem, a temperatura e corrente pré-estabelecidos podem ser superaquecidas de modo perigoso. Se necessário, interrompa o seu uso ou seu carregamento para garantir maior segurança dos trabalhos.

Quais as principais vantagens do uso desse tipo de bateria?

As baterias de lítio disponibilizam inúmeras vantagens, dentre as quais destacamos:

  • vida útil prolongada: quando comparada com a bateria do tipo chumbo-ácida, o seu número de ciclos é 5.000 vezes superior do que a tradicional;
  • dispensa adição de água no processo;
  • recarrega mais rápida: a sua recarga eficiente exige entre uma e duas horas para ser completa, contra 8 a 9 horas por parte da bateria convencional;
  • extingue a necessidade de mudança de bateria, o que aumenta produtividade;
  • não emite gases tóxicos durante o processo de carregamento;
  • mais leve e compacta etc.

Ao observar todas essas vantagens em relação às baterias tradicionais, é possível perceber ganhos consideráveis na eficiência e produtividade operacional, além da redução dos custos produtivos. Porém, como se trata de uma nova tecnologia, é preciso ressaltar alguns cuidados especiais com esse tipo de bateria para que possam ser aproveitadas ao máximo.

As baterias de lítio demonstram alta capacidade para o mercado de empilhadeiras elétricas devido às vantagens oferecidas serem bem interessantes para os processos operacionais. Nesse aspecto, destaca-se a logística de armazenamento, em que o manuseio de materiais deve ser realizado com ampla eficiência.

Se você está em busca de soluções eficientes para a sua empresa, como as empilhadeiras elétricas, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo e ofereceremos a melhor opção para o perfil do seu negócio.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!