• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Conheça os benefícios do Big Data em logística

15 de novembro de 2018
Gestão em logística, Logística

Sua empresa gera uma infinidade de dados diariamente. Da mesma forma, há um grande volume de informações sendo produzidas no ambiente externo ao negócio, como a internet, seja pelos clientes, concorrentes ou outros profissionais da sua área de atuação. É aí que entra o conceito de Big Data em logística.

O Big Data surge como uma tendência que já invadiu diversas áreas das organizações, ganhando cada vez mais destaque no mercado. Ele se refere a análises feitas sobre um grande volume de dados, que pode vir tanto do ambiente interno quanto externo à empresa.

Isso significa que o Big Data em logística é uma forma de tratar a enorme quantidade de dados disponíveis diariamente, de forma a transformá-los em informações úteis para embasar a tomada de decisão no negócio.

Mas você sabe quais são os benefícios de levar essa metodologia para a logística? Então, leia agora mesmo o artigo e descubra!

Melhora a análise dos dados gerados pela logística

O setor de logística lida com uma série de dados, como quantidade de produtos adquiridos, lote, peso, entrada e saída de materiais e, inclusive, movimentação e transporte de mercadorias. Todas essas informações são utilizadas para monitorar e melhorar a qualidade dos processos da área, sendo essencial um bom controle e análise desses dados para garantir o correto funcionamento do setor.

É aí que entra o Big Data como um grande aliado da sua empresa. Com essa metodologia é possível analisar um volume muito grande de informações, transformando dados em insumos úteis para o diagnóstico da logística e criação de planos de ação para o setor.

Você pode, por exemplo, reunir todos os dados gerados pelo departamento, desde a criação da empresa até os dias de hoje, como forma de ampliar a visão sobre a área e melhorar a qualidade dos processos.

Melhora a tomada de decisão

Você precisa tomar decisões sobre o futuro da empresa, investimentos que devem ser realizados, formas de resolver determinados problemas, entre outras. Para isso, no passado, muitos gestores confiavam no famoso feeling, mas ele nem sempre representava a garantia de sucesso.

Com o Big Data a situação muda. Por permitir a análise e tratamento de grandes volumes de dados, ele pode indicar as principais tendências da área e auxiliar no diagnóstico de problemas de forma mais precisa e eficiente. Dessa maneira, a empresa passa a contar com insumos que embasam a tomada de decisão, que se torna mais rápida, eficiente e profícua.

Permite visualizar as principais demandas e tendências do mercado

Com o Big Data você é capaz de identificar quais são os produtos mais desejados em cada uma das regiões de atuação da sua empresa, assim como as próximas tendências para o setor de logística que vêm ganhando espaço no mercado. E isso traz uma série de benefícios para a empresa.

Você pode planejar a distribuição dos seus produtos de forma mais eficiente, a fim de atender às principais demandas dos clientes. Além disso, sai na frente na hora de realizar investimentos no setor, uma vez que é capaz de visualizar quais são as próximas tendências que realmente valem a pena para a sua empresa. Dessa forma, consegue criar um diferencial para o negócio, ganhando vantagem competitiva.

Melhora a identificação da sazonalidade

A sazonalidade das vendas é um dos grandes problemas de gestores da área de logística. Isso porque ela impede que seja criado um padrão único de funcionamento da cadeia e pontua as adaptações necessárias de acordo com a época do ano.

Portanto, prever a sazonalidade para se preparar para a mudança que está por vir é essencial para o bom funcionamento do setor. E isso é potencializado pelo uso do Big Data.

Essa ferramenta, por analisar um grande volume de dados gerados pelos seus clientes e potenciais consumidores, permite que você identifique uma mudança no padrão de comportamento do público-alvo com agilidade. Dessa forma, antes mesmo de sentir os efeitos da sazonalidade, é possível revisar os processos de logística para que esteja preparado para ela.

Permite a redução de custos

Investir em novas metodologias, como a logística lean — que consiste em enxugar os processos da área, com o intuito de aumentar a eficiência do setor —, é uma das melhores formas de reduzir os custos. Porém, para isso, é importante ter acesso a diagnóstico preciso da área para identificar pontos de melhoria e tornar a área cada vez mais enxuta e eficiente.

É exatamente isso que o Big Data permite. Com essa metodologia você é capaz de visualizar a logística da empresa de forma global e ampla. Dessa forma, identifica problemas, inclusive aqueles muito sutis, que podem estar gerando gastos desnecessários.

Com esses dados em mãos, é possível planejar planos de ação para a resolução desses problemas e gargalos de forma a cortar gastos e trazer economia de recursos para a empresa como um todo.

Aumenta a satisfação do cliente

Seu cliente tem necessidades específicas que devem ser satisfeitas. Além disso, quer contar com agilidade na entrega de produtos e qualidade na hora de receber o que foi adquirido na sua loja.

Com o Big Data você é capaz de identificar essas necessidades de forma a criar estratégias direcionadas para o público-alvo da empresa e solucionar as dores dos clientes. Além disso, você torna a logística mais eficiente e melhora a qualidade dos processos, aumentando a agilidade com que os consumidores são atendidos e a qualidade do produto que chega até o cliente final.

Tudo isso melhora a experiência do cliente e aumenta a satisfação deles para com a sua empresa. Dessa forma, você passa a atrair e fidelizar cada vez mais pessoas para sua marca.

O Big Data é uma tendências que já chegou a diversos setores das empresas. E a logística não pode ficar de fora dessa atualização!

Ao contar com o Big Data em logística, você é capaz de aproveitar uma série de benefícios, como a redução de custos, melhoria da tomada de decisão e da eficiência dos processos logísticos. Com isso, cria um diferencial para sua empresa perante o mercado e leva vantagem competitiva para o negócio.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento entre seus amigos e colegas!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!