Você já ouviu falar em ROI (Return on Investiment ou Retorno sobre o Investimento)?
Basicamente trata-se de um indicador de desempenho financeiro, cujo objetivo é avaliar qualquer iniciativa que dependa de investimento, para assim saber se haverá um retorno que justifique a aplicação dos recursos investidos.
Para calcular o ROI é necessário dividir o lucro obtido pelo custo do investimento, como a fórmula abaixo:
- ROI = (Faturamento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento
Se tratando de uma operação, o ROI orienta na tomada de decisão, para então saber se o investimento feito será positivo ou não, ou seja, é possível avaliar a rentabilidade de um equipamento, visando o retorno do valor financeiro pra a empresa.
O ROI e a operação logística
O ROI é fundamental para qualquer tipo de operação e quando tratamos de logística mais ainda. Ele pode ser usado para avaliar o tanto o desempenho financeiro, quanto os investimentos feitos dentro das atividades logísticas realizadas:
- Ele passa a ser uma valiosa ferramenta para auxiliar o gestor a tomar decisões sobre como investir seus recursos, decidindo se as estratégias são ou não rentáveis;
- Serve como indicador, onde a empresa pode melhorar sua eficiência e frear custos desnecessários;
- Avalia o desempenho financeiro da operação e o investimento feito nas atividades nela realizadas;
Em resumo, ele passa a ser uma ferramenta que ampara na formação de estratégias dentro da operação, identificando as áreas de melhoria e definindo qual a melhor decisão a ser tomada.
Investir em equipamentos, torna meu negócio mais rentável?
Se você já fez essa pergunta alguma vez, questionando se o investimento em equipamentos como uma paleteira e/ou empilhadeira podem trazer um retorno financeiro futuro para o seu negócio, a resposta é sim.
Incorporar equipamentos, modernizando e trazendo automação para a operação faz toda a diferença com relação ao custo benefício do seu negócio.
Uma empilhadeira, por exemplo, evita que o funcionário precise realizar tarefas pesadas, repetitivas e até mesmo burocráticas, entre os benefícios da compra do equipamento com o estudo do ROI para a operação podemos citar:
- na redução de custos de contratação, uma vez que através da máquina não é necessário mais do que um operador para realizar a função;
- na ergonomia, evitando problemas na saúde do funcionário, evitando acidentes e auxiliando-o em suas demandas com mais agilidade;
- otimizando espaços, realizando uma layout vertical e/ou adicionando prateleiras para ganho de uma área maior de estoque;
- acelerando o processo de entrega da equipe, ganhando tempo para a realização de outras atividades;
Sendo assim, existem diversos motivos para o investimento em equipamentos para movimentação de cargas, favorecendo o ROI e determinando melhores rendimentos para com a operação.
Calculando na prática: como o ROI mede o benefício de compra de uma paleteira/empilhadeira
O custo-benefício de compra do equipamento, como uma empilhadeira elétrica ou manual é calculado de acordo com o ROI do negócio. Neste momento é comparado o custo total da aquisição, para que se encontre o melhor produto. Portanto o gestor precisa estar atento as seguintes informações:
- Treinamento dos operadores;
- Ergonomia com relação a saúde dos funcionários;
- Tempo de vida do equipamento;
- Custo de manutenção;
- Disponibilidade de peças para reposição em caso de manutenção;
- Assistência técnica autorizada para realizar manutenções preventivas e corretivas.
Por hora, a empresa pode usar o ROI para monitorar o desempenho da máquina e avaliar se o investimento feito foi benéfico, realizando os ajustes necessários para maximizar o retorno financeiro.
Conte com um time de especialistas para ajudar sua empresa
Aqui na Movimak, você pode contar com nossa equipe de especialistas que estão sempre prontos para ajudar a encontrar o melhor equipamento. A venda consultiva é fundamental para que se adquira o equipamento certo de acordo com a cada tipo de operação, além de suporte técnico em para qualquer necessidade.
Em tese a compra é realizada através de três fases:
- No primeiro momento é feita a qualificação do produto, onde o especialista analisa de acordo com a necessidade do cliente, qual ou quais os equipamentos são necessários para suprir as necessidades da operação;
- Depois disso nossa equipe entrará em contato para oferecer a solução através do produto que atenda às suas expectativas, contemplando com o(s) equipamento(s) necessários e que agreguem ao ROI deste cliente;
- Por fim, realizamos o suporte em caso de quaisquer problemas eventuais que ocorrerem, seguindo as expectativas e necessidades operacionais.
Gostou das dicas? Então entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas. Confira como o investimento no equipamento certo pode favorecer sua operação e ROI positivo do seu negócio.