• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

7 dicas para melhorar a segurança em armazéns

27 de agosto de 2019
Segurança do trabalho

Para um bom gestor, a segurança precisa ser um fator de extrema importância. Investir nessa área e em medicina do trabalho é fundamental para construir uma empresa de sucesso, capaz de se tornar lucrativa e rentável.

Nesse contexto, a segurança em armazéns não pode ficar de fora: é preciso que várias medidas, que abracem os mais diversos aspectos dessa gestão, sejam considerados para conquistar o melhor ambiente de trabalho possível.

Será que a sua empresa está trabalhando esses quesitos corretamente? No artigo de hoje vamos falar sobre isso. Para aprender mais sobre o tema, continue a leitura!

Por que aumentar os investimentos em segurança?

Algumas empresas acreditam que pequenas medidas de segurança são suficientes para manter a empresa com um bom funcionamento.

No entanto, existem vários outros detalhes que precisam ser considerados para que você evite prejuízos e garanta a segurança dos profissionais que estão envolvidos naquele trabalho. Acompanhe!

1. Motiva os colaboradores

Os colaboradores ficam mais motivados trabalhando em um ambiente de trabalho seguro e que garanta o seu bem-estar.

Colaboradores mais motivados contribuem para uma produtividade mais elevada, com o aumento da rentabilidade da empresa e a otimização do tempo de trabalho daquelas equipes.

2. Reduz riscos e prejuízos

Sem dúvidas, um ambiente de trabalho que não seja seguro pode trazer riscos e prejuízos para a empresa. Os riscos envolvem acidentes com os colaboradores e até mesmo relacionados à estrutura do armazém.

Já do ponto de vista de prejuízos, precisamos lembrar que a segurança do ambiente também afeta os produtos que estarão ali, sendo administrados. Se a segurança do ambiente não for feita da melhor forma possível, sua empresa corre o risco de perder materiais que seriam comercializados.

3. Diminui o quadro de funcionários

Com um bom ambiente de trabalho, a produtividade aumenta. Dessa forma, com o tempo, é possível reduzir o quadro de funcionários, o que ajudará diretamente a reduzir os custos da empresa e aumentar a rentabilidade do negócio.

É importante lembrar, no entanto, que ao reduzir o quadro de funcionários, é preciso se atentar à demanda que ficará com cada equipe, para garantir que eles não fiquem sobrecarregados, e sim mais produtivos.

Como melhorar a segurança em armazéns?

Para que você garanta a segurança dos armazéns e consiga ter muito mais rentabilidade, lucro e tranquilidade nas tarefas do dia a dia, é preciso se atentar a alguns detalhes. Vamos conhecer alguns deles.

1. Uso de EPIs

O primeiro grande passo é se atentar para os equipamentos de segurança individuais. Para garantir um ambiente e uma rotina de trabalho muito mais seguros, é preciso estimular os colaboradores a usar os equipamentos corretamente.

Analise quais são os equipamentos necessários para a rotina da sua empresa e certifique-se de que todos os colaboradores estão usando corretamente.

Invista em uma comunicação com a equipe para apresentar a importância e os benefícios desse cuidado na rotina. Essa medida ajudará a aumentar a adesão dos funcionários à utilização desses equipamentos.

2. Sinalização de riscos adequada

É preciso garantir que a sinalização de riscos da empresa esteja sendo feita de forma adequada. Analise todo o ambiente do seu armazém e certifique-se de que está tudo dentro das normas de segurança.

Caso não esteja, refaça o que precisa ser refeito: faça sinalizações com cores adequadas, de tamanho adequado e, mais uma vez, comunique-se corretamente com os colaboradores para apresentar todas essas sinalizações da melhor forma possível.

3. Revisão de maquinário

Garantir a revisão e manutenção do maquinário é fundamental. Para isso, é preciso que você analise quais são as necessidades das máquinas que você tem, avaliando qual é o prazo correto para a manutenção preventiva desses equipamentos.

Faça um calendário e tenha alertas para que você não perca a data de cada uma das máquinas, aumentando a segurança da sua equipe.

4. Treinamento de equipe

Treinar a equipe é necessário. Como citamos anteriormente, é preciso manter uma comunicação adequada com os seus colaboradores para garantir que essas pessoas estarão comprometidas em seguir as regras e manter os equipamentos de segurança individuais sendo utilizados diariamente.

Também é necessário conversar sobre a necessidade de ter cuidados com o maquinário e os equipamentos do dia a dia. Além disso, é importante sempre reportar possíveis problemas e irregularidades.

5. Equipamentos adequados

Ter os equipamentos adequados também é fundamental, e é algo que muitas empresas pecam. Pela busca por alternativas mais baratas, alguns empresários acabam investindo em máquinas muito inferiores. Com isso, além de prejudicarem a produtividade dos colaboradores, também podem interferir na saúde dessas pessoas, caso não sejam anatomicamente ou seguras o suficiente, dentro dos padrões necessários.

Por isso, quando for avaliar os equipamentos para a sua empresa, confira aqueles que realmente trarão benefícios. Muitas vezes, vale a pena investir em alternativas que são um pouco mais caras, mas que trazem mais segurança e comodidade para os colaboradores.

6. Adequação para as normas de segurança

Adequar a sua empresa às normas de segurança também é algo que precisa de muita atenção. Além da sinalização correta que citamos anteriormente, também é preciso garantir que todos os ambientes estejam de acordo com a lei: extintores de incêndio, antiderrapantes nas escadas, quinas devidamente protegidas e muito mais.

Por isso, vale a pena fazer uma análise geral do seu armazém e verificar se existem pontos em que a segurança não foi devidamente trabalhada.

7. Medicina do trabalho

Por último, mas não menos importante, é interessante analisar a necessidade de contratar uma empresa de medicina do trabalho, para garantir que os seus colaboradores estejam produzindo em um ambiente seguro e que promova o seu bem-estar.

Nesse sentido, faça uma avaliação sobre as suas necessidades, veja quais são as empresas disponíveis na sua região e verifique a possibilidade de trazer profissionais para auxiliarem nesse contexto.

Investir na segurança em armazéns é fundamental para ter uma empresa segura e com profissionais produtivos e felizes. Certifique-se de que a sua empresa esteja de acordo com todas as normas e atendendo às necessidades dos seus funcionários. Lembre-se que uma empresa segura tende a ser muito mais lucrativa e sustentável.

Para aprender mais sobre esse tema, leia nosso artigo segurança no armazém: 7 acessórios necessários. Até a próxima!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774