• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Logística 4.0: Entenda melhor sobre este assunto!

27 de agosto de 2019
Logística

Com a evolução do mercado, é preciso que a sua empresa se adéque às inovações. A tecnologia trabalha para tornar a rotina das empresas muito mais prática e correta, melhorando a sua rentabilidade.

Dessa forma, é fundamental que as empresas caminhem junto com as novas tendências, garantindo que a empresa estará sempre à frente da concorrência, reforçando seu diferencial competitivo e aumentando o potencial de resultados.

Pensando nisso, é hora de entender o que é a logística 4.0, como ela funciona, quais são seus benefícios e como aplicá-la dentro da sua empresa. Quer aprender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 surgiu da indústria 4.0. A adequação dos processos de distribuição de mercadorias precisou acompanhar os novos procedimentos industriais. Antes, o que era produzido em grande escala se tornou uma produção básica e personalizada: as empresas se adéquam cada vez mais às demandas e necessidades específicas do cliente, o que significa produzir apenas o necessário e distribuir em um período mais curto.

Para que isso seja factível, é fundamental que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos estejam de acordo e comprometidos com essa realidade, mantendo sempre o foco nas necessidades do cliente.

Tendo isso em mente, é hora de entender o que realmente a Logística 4.0 significa: trata-se de uma evolução do processo tradicional, que agora abraça a tecnologia para aumentar o market share da empresa e garantir um lucro muito maior. Dentre os recursos tecnológicos utilizados dentro dessa estratégia, estão: machine learning, internet das coisas, big data, cloud computing, digital twin e inteligência artificial, por exemplo.

Quais são os benefícios da logística 4.0?

A tecnologia aplicada à logística 4.0 auxilia a empresa de várias formas. Na verdade, os processos de adaptação trazem benefícios para todas as partes envolvidas, garantindo que os fornecedores, clientes e clientes finais consigam tirar proveito desse avanço. Veja alguns deles.

Reduz as perdas

A primeira grande vantagem é a redução de perdas. Quando se conhece os produtos, é possível elaborar soluções mais efetivas para reduzir o retrabalho, avarias e extravios que podem acontecer no dia a dia, prejudicando a produtividade, os custos da empresa e os resultados esperados.

Melhora a análise de dados

Outro ponto fundamental é a melhora da análise de dados. A tecnologia auxilia na coleta, armazenamento e análise de dados, que darão insumos muito mais reais, práticos e efetivos para que as empresas trabalhem. Essas informações, se analisadas estrategicamente, podem ser capazes de auxiliar em insights para a otimização de processos e a criação de estratégias que serão muito mais eficazes para o seu negócio.

Aumenta o foco estratégico do negócio

Sem dúvidas, a logística 4.0 está diretamente relacionada à estratégia organizacional. Isso significa que, no dia a dia, é possível que essa prática traga insights diferenciados para aprimorar essa gestão e reduzir os gargalos do dia a dia. Isso garantirá muito mais qualidade de serviço e redução do tempo gasto em tarefas que não trazem o resultado esperado.

Reduz os custos

Quando diminuímos as perdas, como citado, também reduzimos alguns custos da empresa, que podem ser provenientes de extravios, perda ou quebra de produtos no processo. Além disso, são reduzidos também custos operacionais, que estão diretamente ligados à otimização e melhoria dos processos.

Aumenta a satisfação dos clientes

Sem dúvidas, um processo moderno e otimizado é capaz de melhorar a performance da empresa e aumentar a satisfação dos clientes. Dentre os benefícios alcançados que impactam na fidelização desses consumidores, estão:

  • prazos de entrega menores;
  • preços mais interessantes e competitivos;
  • redução dos erros;
  • status de pedidos atualizados com muito mais eficiência.

Como aplicar a logística 4.0 na empresa?

Com tantos benefícios, é hora de aprender a aplicar a logística 4.0 dentro da sua empresa e usufruir de todas essas vantagens. Sem dúvidas, é um processo que exige muito cuidado e análises. Para isso, anote tudo o que precisa ser avaliado e fique atento aos detalhes para que o processo de transição aconteça de forma eficiente e tranquila.

Mapeie e analise os processos de trabalho

O primeiro passo é mapear e analisar todos os processos de trabalho da sua empresa. Nesse momento, é hora de identificar como acontecem todos os detalhes da sua cadeia de produção, considerando o contato com os fornecedores, a produção propriamente dita, os processos de compra e de entrega, prazos e muito mais. Avalie se você trabalha com processos obsoletos e quais são os gargalos que você enfrenta nesse momento.

Invista em integrações

Para que os processos sejam sempre rápidos e práticos, é preciso abandonar os registros e lançamentos manuais de informações e abraçar as plataformas integradas, que facilitarão a comunicação da sua empresa com todas as partes envolvidas. Nesse contexto, reduzimos o retrabalho, os custos e evitaremos que alguns erros sejam cometidos, acelerando o trabalho da equipe e tornando a sua empresa muito mais eficiente.

Utilize um software de gestão de transportes

Um software de gestão de transporte é uma excelente alternativa para evitar retrabalho e melhorar a captação de informações relevantes geradas durante as operações de entrega. Esse software ajudará você a gerenciar e se conectar com a sua frota em tempo real, por exemplo, além de garantir que a sua equipe e seus clientes consigam acompanhar, com muito mais precisão, como estão os prazos e processos de entrega. Esse software elimina a necessidade do trabalho manual de registros no sistema.

Aproveite todas as vantagens da mobilidade

A tecnologia traz diversas vantagens para as empresas. Para que você consiga usufruir desses benefícios e fazer uma excelente gestão do seu processo de logística, é necessário utilizar aplicativos de registro de ocorrências de transporte, permitindo que tanto a sua empresa quanto seus clientes sejam capazes de acompanhar a viagem em tempo real, aumentando a segurança do trajeto e a previsibilidade.

Trabalhe com base em dados

Aprender a trabalhar com dados também é necessário para a implementação da logística 4.0. Os dados são fundamentais para que essa estratégia funcione, e desenvolver a habilidade de analisá-los estrategicamente é de extrema importância. Faça uma gestão completa de dados, garantindo que todas as informações serão armazenadas nos softwares de gestão e permitindo que os relatórios sejam muito mais corretos.

Entender o que é logística 4.0 é um grande passo para atualizar a sua empresa e inseri-la em um contexto de maior competitividade, aumentando o potencial de sucesso do seu negócio. Para que todos esses benefícios sejam alcançados, é preciso ter uma equipe especializada para operar as ações da logística 4.0 da sua empresa. O profissional precisa ter uma visão estratégica e estar familiarizado com toda a tecnologia necessária para analisar os dados e tornar o dia a dia muito mais automatizado, simples e prático.

Como andam os processos logísticos dentro da sua empresa? Você já se atualizou ou ainda está no processo de adaptação para essa nova necessidade? Deixe um comentário!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774