• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

O que é uma selecionadora de pedidos e quais os seus benefícios?

27 de agosto de 2019
Logística

Para ter uma rotina muito mais ágil e prática, é preciso contar com as ferramentas adequadas. Nesse contexto, a selecionadora de pedidos se tornou uma excelente alternativa para as empresas garantirem maior produtividade nos centros de distribuição.

Hoje, existem dois tipos de selecionadora de pedidos: as verticais e as horizontais. Mas, como saber qual é a solução mais interessante para a sua empresa? Como descobrir qual é a melhor alternativa para o seu negócio?

No artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tema e mostrar como a selecionadora de pedidos pode ser um excelente investimento para a sua empresa.
Continue a leitura.

O que é uma selecionadora de pedidos?

A selecionadora de pedidos é uma ferramenta utilizada nos centros de distribuição, e permite que você trabalhe com cargas fracionadas, distribuindo os produtos da sua empresa pelas mais diversas regiões de atuação do seu negócio.

Essa máquina é responsável por oferecer agilidade no dia a dia para a movimentação, fazendo a montagem de produtos vendidos e encontrando esses artigos nas prateleiras.

Imagine que você está em um corredor e existem vários produtos disponíveis. Em alguns casos, os profissionais acabam utilizando a empilhadeira. A vantagem da selecionadora de pedidos em relação à empilhadeira tradicionalmente usada é, justamente, a praticidade: o que antes exigia que o funcionário embarcasse para conseguir movimentá-la, agora pode ser feito de forma muito mais simples e ágil.

O que é melhor: selecionadora de pedidos vertical ou horizontal?

Existem dois tipos de selecionadora de pedidos disponível no mercado: as opções verticais e as horizontais.

A selecionadora horizontal permite que produtos que estão disponíveis na altura do solo sejam resgatados, e sugere que o deslocamento seja feito apenas de maneira horizontal.

Para usar esse tipo de selecionadora, é preciso que todos os produtos possam ser alcançados por alguém que não esteja usando um equipamento ou, no máximo, com o auxílio de uma escada.

Por outro lado, a selecionadora vertical permite que o operador tenha facilidade de elevar até a altura da estante, para conseguir resgatar produtos que estão muito mais altos.

Qual escolher?

A selecionadora horizontal tem uma vantagem financeira sobre a vertical: seu custo é muito menor e acaba sendo interessante.

Ela exige, no entanto, o uso de uma empilhadeira para conseguir performar bem em alguns casos, quando os produtos estão em espaços muito mais altos.

Nesse contexto, a empilhadeira pegaria o palete de produtos e o colocaria na altura do chão. Feito isso, a selecionadora horizontal entraria em ação, sendo utilizada para coletar esses itens.

Ela é uma excelente alternativa pois é muito mais fácil de ser manobrada, e pode ser a melhor opção em centros de distribuição que não trabalham com grandes volumes ou empilhamentos muito altos.

Já com a selecionadora vertical, não é necessário trabalhar com uma empilhadeira. Ela consegue fazer todo o trabalho, retirando os produtos de grandes alturas, sem a necessidade de outra ferramenta.

Pensando por esse lado, mesmo que o investimento seja um pouco maior, a selecionadora de pedidos vertical pode ser mais prática.

No entanto, é preciso ter em mente que a selecionadora de produtos vertical é capaz de fazer a montagem de apenas um palete por vez, enquanto a horizontal é capaz de acoplar até dois paletes por vez, o que garante um aumento da produtividade.

Quais são os benefícios de usar uma selecionadora?

Como explicado anteriormente, uma selecionadora de pedidos irá auxiliar nas tarefas do dia a dia.

Muitas ferramentas, se bem utilizadas, poderão impactar diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho prestado pelos funcionários.

Por isso, esse investimento se torna tão interessante para empresas dos mais diversos portes.

1. Aumento da produtividade

A primeira grande vantagem da utilização de uma boa selecionadora de pedidos na sua empresa é o aumento da produtividade.

Sem dúvidas, essa ferramenta é capaz de tornar a rotina dos funcionários dos centros de distribuição muito mais simples e prática, aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo gasto ao longo do dia em tarefas básicas, como colocar e retirar produtos das prateleiras.

2. Aumento da segurança dos colaboradores

A segurança dos colaboradores também é reforçada. Esses equipamentos ajudam a reduzir a necessidade de carregamento de peso e utilização de escadas e elevadores para pegar produtos em prateleiras muito altas.

Mesmo que ainda seja fundamental que os profissionais utilizem todos os equipamentos de segurança individuais, sem dúvidas essa é uma forma de reduzir os riscos de acidentes de trabalho nessas atividades.

3. Praticidade no dia a dia

Por fim, a praticidade no dia a dia também é algo que precisamos considerar, quando pensamos nesse investimento.

O trabalho das selecionadoras de pedidos irá tornar a rotina muito mais prática.

Como dito anteriormente, essa é uma excelente maneira de otimizar o tempo de trabalho dos funcionários, reduzindo o investimento em horas de trabalhos muito braçais e permitindo que eles sejam mais estratégicos.

Em alguns casos, a empresa pode notar inclusive a necessidade de reduzir a equipe, uma vez que os colaboradores conseguirão ser muito mais produtivos em suas tarefas do dia a dia.

O que considerar na hora de escolher uma selecionadora?

Na hora de escolher uma selecionadora de pedidos, é preciso considerar a realidade logística adotada dentro da sua empresa.

Se você trabalha com uma baixa rotação de produtos, talvez a selecionadora horizontal seja a melhor opção, por ter um custo de aquisição bem menor e sem a necessidade de recolher itens em posições muito distintas.

Já no caso de empresas maiores, com uma gama de produtos maior e uma rotação alta desses materiais, é necessário considerar uma selecionadora vertical, por exemplo. 

Essa é a opção mais interessante para centros de distribuição que têm um grande volume de cargas e que precisam conquistar uma maior autonomia.

Quais são os diferenciais da Movimak?

Hoje a Movimak trabalha com selecionadoras de pedidos horizontais, e os equipamentos comercializados são nacionais, representando a Paletrans, uma empresa referência de mercado que atende grandes centros como Casas Bahia e Magazine Luiza.

A selecionadora de pedidos da Paletrans permite montagem de até dois paletes, por ter uma extensão maior. 

Além disso, por se tratar de um produto nacional, o custo de manutenção é reduzido, o que garante às empresas um investimento menor no dia a dia de uso desse equipamento.

O segredo para comprar uma selecionadora de pedidos é, sem dúvidas, entender as necessidades da sua empresa e descobrir como essa ferramenta poderá ajudar o seu negócio.

Como vimos ao longo do conteúdo, é preciso que você conheça os tipos de selecionadora, as especificidades de cada modelo e as vantagens de cada uma delas.

Com isso em mente, é possível fazer uma escolha muito mais assertiva.

Quer comprar uma selecionadora de pedidos ou tirar todas as suas dúvidas sobre esse equipamento? Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774