Quando falamos sobre a gestão de materiais é impossível deixar de mencionar o que é MRP e qual é o seu impacto na operação. Esse tipo de sistema somente comprova como a tecnologia pode ser uma aliada na modernização da organização e na obtenção de resultados cada vez melhores.
Esse é um investimento importante que tem impacto em diversas áreas do negócio, desde o planejamento do abastecimento até a sua venda e distribuição. Isso ocorre devido a sua integração com as demais áreas e módulos do sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), em português, planejamento de recursos empresariais.
Se você tem interesse em saber o que é MRP e como a sua empresa pode ser beneficiada, basta continuar lendo este post. Acompanhe!
O que é MRP?
A sigla em inglês significa Material Requiriment Planning, que pode ser traduzida como Planejamento de Necessidade de Materiais, para o atendimento do mercado consumidor. Podemos afirmar que um dos processos chaves da área de produção depende da estimativa dos insumos necessários para o seu abastecimento.
Nesse cenário, a precisão na quantidade adquirida dos fornecedores é um fator decisivo para evitar:
- o desperdício de materiais;
- a interrupção da linha de produção;
- a imobilização do capital em excesso;
- o desabastecimento da área de fabricação;
- e a incidência de atrasos na entrega de mercadorias.
Como é o funcionamento desse sistema de gestão?
O seu objetivo é racionalizar toda a linha de produção e a cadeia de suprimentos, em uma ordem que possibilite o atendimento dos clientes dentro do prazo. Por isso, é fundamental levar em consideração as seguintes etapas:
- a estimativa de demanda indica a quantidade de pedidos que podem ser recebidos descrevendo quais são os itens a serem produzidos bem como em quais quantias;
- o sistema identifica quais são os componentes necessários para produzir cada item, os respectivos fornecedores e o prazo de entrega;
- a área de compras adquire as mercadorias de forma programada, buscando evitar o excedente de materiais armazenados para uso futuro;
- a linha de produção aplica as matérias-primas durante a manufatura e cria as mercadorias que serão mantidas no estoque de produtos acabados;
- conforme a empresa recebe os pedidos de seus clientes ocorre a expedição e o planejamento da logística de distribuição para o envio dos lotes.
Para que esses eventos aconteçam sem percalços, o sistema deve estar atualizado para exibir o inventário de acordo com as transações de entrada e saída do armazém.
Qual a importância do MRP para as empresas?
O papel do MRP é estimar com precisão a necessidade de materiais para abastecer a produção com base no cálculo da estimativa da demanda. Esse é um fluxo complexo que requer a utilização de sistemas de gestão especializados para o processamento de dados.
Para chegar na etapa de venda, é necessário conhecer a expectativa de consumo, organizar a linha de produção e programar o recebimento de insumos somente conforme a quantidade requerida.
Se você pensa em adotar essa técnica, conheça informações valiosas sobre algumas das suas principais funcionalidades.
Torna a operação mais flexível
O mercado está sujeito a súbitas mudanças e as empresas devem estar preparadas para reagir com agilidade para evitar perdas. O MRP contribui para tornar essa adaptação ágil e simples, pois fornece informações para a tomada de decisão para atender às necessidades do mercado consumidor.
Com base nos pedidos recebidos, é possível desenvolver novos produtos e aplicar materiais diversificados, com o intuito de aumentar a qualidade e a produtividade. A competitividade atual é um dos motivos pelos quais a obtenção de diferenciais favorece a conquista de clientes.
Incentiva a melhoria contínua
Uma empresa não pode se propor a crescer sem criar a disposição para rever seus processos e aplicar mudanças com o intuito de manter a diferenciação perante a concorrência. Por esse motivo, novas técnicas gerenciais, o investimento em automação e desenvolvimento de novas ideias são os principais motivos para alcançar a melhoria contínua.
Favorece a integração entre departamentos
Como a maioria dos sistemas de gestão integrada, a integração e comunicação entre as áreas administrativas e produtivas é um dos pilares do MRP. Esse fluxo de compartilhamento de informações pode ser percebido desde o planejamento das compras, com base na previsão da demanda da área comercial.
Por sua vez, a linha de produção depende da ação dos compradores e os resultados das vendas são apurados pela área de finanças. Como consequência, cada departamento tem os próprios relatórios de desempenho que compõem um quadro amplo sobre a situação real da empresa.
Desse modo, os gestores conseguem avaliar os indicadores, identificar gargalos e tomar decisões mais seguras que beneficiem o futuro da empresa.
Como a sua empresa pode aplicar o MRP?
O MRP funciona com base na lógica de backward scheduling ou programação de trás para frente. Isso quer dizer que a partir do processo de fabricação de cada produto, o sistema cria um documento chamado de plano mestre de produção, que descreve cada etapa e os prazos necessários para concluí-las.
Assim, são listados todos os componentes aplicados na manufatura e é feita uma comparação com as quantias disponíveis em estoque. Caso haja algum item que esteja em patamares baixos ou em falta, a área de suprimentos pode atuar criando ordens de compra junto aos fornecedores.
A especificação da data de entrega também merece atenção, para evitar atrasos e possibilitar medidas corretivas em caso de problemas com o abastecimento da produção.
Quando é recomendado usar o MRP?
A aquisição de um sistema de Planejamento de Necessidade de Materiais tem origem em problemas com o planejamento, a entrega de mercadorias e os custos elevados. Portanto, essa é uma solução ideal capaz de aumentar a eficiência e a produtividade em todas as atividades.
A adoção de soluções tecnológicas vai muito além da compreensão sobre o que é MRP e quais benefícios são trazidos para o negócio. Essa é uma questão de cultura organizacional que preza pela qualidade de seus produtos e busca formas de obter resultados cada vez melhores.
Por esse motivo, rever o seu planejamento estratégico é tão importante para o crescimento da empresa. Para ajudar mais negócios a prosperar, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!