• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como encontrar peças para empilhadeira? Descubra aqui!

8 de julho de 2019
Gestão de Frotas

As empilhadeiras são peças-chave para agilizar os processos logísticos em um armazém. Com elas, os procedimentos são simplificados, o que aumenta a produtividade da empresa, além de garantir a segurança das mercadorias durante a sua movimentação e o bom armazenamento.

Porém, qualquer probleminha com máquina atrapalha a fluidez e a eficiência do sistema. Além disso, máquina parada aumenta os custos. Por isso, é fundamental que os gestores saibam como encontrar peças para empilhadeiras a fim de tornar a tomada de decisão mais rápida.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para ajudá-lo nessa questão e para que conheça um pouco mais sobre as peças para empilhadeiras. Acompanhe!

Quais são as principais peças de uma empilhadeira?

A manutenção preventiva é muito importante para não deixar que a empilhadeira pare em plena rotina de trabalho. Assim, detectar qualquer falha antes do problema acontecer evita que o processo perca sua eficiência.

Para isso, conhecer as principais peças para empilhadeira que podem ser trocadas assim que for percebido qualquer desgaste é fundamental para manter a conservação do equipamento.

No mercado você pode encontrar vários tipos de empilhadeiras, sendo elas elétricas, semielétricas ou as manuais. Mesmo que cada uma tenha suas características próprias, algumas peças são comuns para todos os modelos, ou seja, são aquelas que fazem parte da estrutura principal do equipamento.

Entre os principais componentes que constituem a máquina podemos destacar:

  • rodas — essa é uma das peças fundamentais das empilhadeiras. As rodas permitem a movimentação e o equilíbrio do equipamento. Qualquer dano nessa peça pode impedir o seu funcionamento;
  • garfos — os grafos são parras acopladas à empilhadeira responsáveis por erguerem a carga. Esse item também pertence a todas as empilhadeiras e é a parte essencial do equipamento;
  • sistema hidráulico — é esse sistema que faz a força necessária para auxiliar no levantamento de mercadorias. Por isso, é imprescindível que a empresa tenha a linha completa do sistema hidráulico para reparos, quando necessário.

Depois desses, outros itens são muito importantes para manter a empilhadeira sempre trabalhando e, às vezes, pode variar conforme o modelo do equipamento. Veja alguns exemplos:

  • componentes para o motor da empilhadeira;
  • lanternas e faróis;
  • bancos;
  • filtro para o motor;
  • juntas para empilhadeiras;
  • sapatas e cilindros para o sistema de freios;
  • engrenagens e rolamentos para o sistema de transmissão.

Quando é necessário adquirir essas peças?

Mesmo que a sua empilhadeira seja de qualidade, é inevitável que com o tempo as peças se desgastem, por isso surge a necessidade de manutenções.

Essas manutenções podem ser do tipo preventiva, que têm como função detectar falhas antes que o equipamento apresente o problema, ou do tipo corretiva, que é quando a empilhadeira começa a apresentar defeitos mecânicos.

Seja para qualquer um desses tipos de manutenção, será necessário adquirir peças para empilhadeira.

Mas como encontrar peças para empilhadeira?

Realizar a aquisição de peças para empilhadeiras deve ser um processo bem planejado e norteado por alguns princípios. Primeiro, o ideal é que você encontre o equilíbrio entre o custo e o benefício do produto, porém algumas peças podem ser específicas do modelo de empilhadeira que a sua empresa tem. Nesse caso, é melhor você recorrer ao fabricante do equipamento.

Outro fator a ser considerado são as características de uma boa peça. Uma peça de qualidade deve ter uma durabilidade maior, a fim de que não seja necessário ficar trocando sempre o mesmo item. Por isso, peças sem bons antecedentes não valem a pena investir, pois o produto mais em conta pode custar mais caro para a empresa, dependendo da quantidade de trocas.

Para escolher as melhores peças para o seu veículo, procure sempre a assistência de empresas e profissionais especializados em empilhadeiras. São eles as melhores opções para indicar as peças que atendem à sua necessidade.

É muito importante que o setor de manutenção catalogue uma lista de bons fornecedores para que, sempre que precisar, saiba onde encontrar o distribuidor ideal para determinada peça.

Antes de registrá-los na empresa, é necessário que se faça uma pesquisa dos principais fornecedores de peças para empilhadeiras e estude as marcas presentes no mercado. Depois disso, restrinja a pesquisa pela localização desses distribuidores. Isso é muito importante para saber o prazo de entrega de um produto que possa precisar.

Verifique a reputação da empresa e lance a potencial empresa na sua lista de fornecedores.

Como uma boa empresa pode ajudá-lo nessa questão?

Os serviços de reparos e manutenção em equipamentos que exercem trabalhos forçados, como é o caso do processo de carga e descarga de materiais, são fundamentais para garantir a qualidade das operações de armazenamento e estocagem. Uma das atividades mais típicas da manutenção é a recomposição de peças em máquinas e equipamentos, inclusive para empilhadeiras.

A empilhadeira é uma das principais ferramentas de movimentação de materiais, própria para colocar e retirar produtos de prateleiras e transportar cargas. Por esse motivo, as peças de reposição para esse equipamento devem ser obtidas de fornecedores com reconhecimento no mercado e que apresentem profissionais especializados, para indicar ou tirar qualquer dúvida em relação à máquina, peças, manutenção etc.

A Movimak, por exemplo, trabalha com fornecimento, locação e manutenção de equipamentos logísticos, sendo uma empresa reconhecida em todo o Brasil pela qualidade dos seus produtos oferecidos e pela atenção com seus clientes. A companhia ajuda os seus compradores a reduzir os custos dos equipamentos de movimentação de cargas ao extrair a melhor performance de seus produtos.

Além disso, ela oferece treinamentos gratuitos, planos de manutenção preventiva, planos de aluguéis de máquinas, agilidade no atendimento e na correção de defeitos, ou seja, toda a assistência necessária para que a sua empresa continue sendo eficiente em seus serviços. A empresa ajuda o cliente, principalmente, a manter a frota de empilhadeiras em operação, solucionando os problemas com agilidade.

Se você está em busca de produtos e fornecedores que trabalhem com ferramentas logísticas para o melhor desempenho das atividades de sua empresa, entre em contato conosco! Teremos a maior satisfação em atendê-lo e oferecer o que for melhor para atender as necessidades de sua empresa.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774