• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Picking e packing: entenda o que é e qual sua a importância!

8 de julho de 2019
Gestão em logística

Manter a logística rodando eficientemente não é uma tarefa muito simples. Para isso, os gestores da área devem conhecer muito bem as etapas do processo e contar sempre com o auxílio de ferramentas que facilitam o desenvolvimento das atividades. Conservar os processos logísticos bem alinhados é fundamental para o sucesso total de uma organização.

Duas etapas que são essenciais em uma produção, e que se bem administradas podem aumentar a confiabilidade dos clientes, é o picking e packing. Você conhece esses procedimentos e sabe diferenciá-los um do outro?

Neste post, explicaremos exatamente o conceito de cada um desses processos, assim como suas características. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a sua leitura até o fim!

Qual diferença entre picking e packing?

Para saber diferenciar essas duas metodologias de trabalho em logística, é necessário conhecer a definição de cada uma delas. Então, vamos lá!

Picking

Picking nada mais é que o processo de separação de pedidos em um estoque. De acordo com a demanda de cada cliente, os pedidos são separados e enviados para a próxima etapa dentro do processo de armazenagem.

Esse procedimento é considerado como um dos fatores mais críticos da logística, pois além de demandar mais mão de obra que os outros processos, ele é que influencia diretamente na cronometragem do tempo de ciclo do pedido, que vai desde a solicitação de mercadorias pelo cliente até o seu recebimento.

Por mais que os processos logísticos devam ser ágeis, a garantia da qualidade dos serviços não pode faltar. Desse modo, é muito importante que os consumidores recebam suas mercadorias no tempo pré-determinado e sem nenhuma avaria.

Para isso, o packing vem se modernizando a cada dia mais, utilizando como recurso o uso de tecnologia no processo de separação de pedidos. A automação, em conjunto com equipamentos específicos para movimentação de materiais, contribui muito para dar mais agilidade no desenvolvimento das tarefas e ainda garante um índice maior na eficiência do procedimento.

Tipos de picking

Existem diversas maneiras de se desenvolver o picking. Conheça as opções.

  • picking discreto: nesse procedimento, apenas um colaborador executa a separação de pedidos, do seu início até o fim;
  • picking por zona: como o próprio nome sugere, esse processo é separado por zonas, onde cada funcionário fica responsável por apenas um SKU — unidade de manutenção do estoque;
  • picking por lote: aqui, cada funcionário se responsabiliza por um lote de pedidos, que é composto por vários SKUS;
  • picking por onda: aqui, a separação de pedidos vai depender de um determinado intervalo de tempo. Assim, um colaborador ficará responsável por um SKU que, de tempos em tempos, deve ser realizado a fim de que não se acumule pedidos na estação de trabalho.

Packing

Depois do picking vem a etapa do packing. Esse processo consiste na embalagem dos produtos.

Os itens fracionados recebem um invólucro adequado, a fim de manter a integridade e a segurança das mercadorias antes de serem expedidas. Além disso, essa etapa caracteriza o processo de unitização de pedidos e também é eficaz para evitar desvios de carga ou roubo, uma vez que descaracteriza a embalagem original do produto.

Usar a embalagem adequada, seguindo padrões que protegem o produto e de acordo com as suas características no que tange o seu formato, dimensões, propriedades físicas etc., são princípios que devem ser determinados no processo de packing, a fim de garantir a confiabilidade do cliente e, assim, evitar a logística reversa.

Todos os produtos devem ser preparados antes de enviados para os clientes. Com a demanda crescente e a disponibilidade de tecnologia e equipamentos úteis a transformar todos os processos em procedimentos mais corretos e ágeis, deixaram os consumidores mais exigentes e, por isso, garantir que o cliente volte a fazer pedidos em seu negócio é fundamental para o crescimento da empresa.

Outro ponto importante a ser destacado pelo packing, é que esse procedimento pode virar um grande aliado nas estratégias de marketing. Criar embalagens diferenciadas e personalizadas chama a atenção da clientela, o que pode aumentar o seu número, deixando-as ainda mais satisfeitas com a aquisição da mercadoria do seu negócio.

Otimização do packing

Como visto, o uso de embalagens adequadas é muito importante no processo de packing. Mesmo porque, o produto ainda tem um longo caminho a percorrer. Muitas vezes, para que chegue até o cliente, ele precisará passar por mais de um modal de transporte, além de ser manuseado por várias pessoas, o que compromete o estado de conservação da mercadoria.

Desse modo, garantir a segurança e o estado de conservação do produto é um desafio para a logística. Porém, ele pode ser otimizado com uso correto de embrulhos que sejam mais resistentes e apropriados ao produto. Isopor e plástico bolha são algumas das opções de embalagem que asseguram a estabilidade dos materiais.

Assim, o processo de packing é fundamental para garantir a satisfação do cliente final. Sem dúvida alguma, quando alguma pessoa recebe seu produto com uma embalagem danificada e com o produto estragado, isso afeta a credibilidade da empresa e pode proporcionar a devolução do item. Além disso, o negócio perde a grande chance de fidelizar um cliente.

Por que os processos de picking e packing são tão importantes?

Os dois processos em conjunto são responsáveis por manter a entrega no prazo acordado com o cliente, preservando a integridade dos produtos conforme é esperado por ele. Quando o picking e o packing são desenvolvidos com excelência, o nível de satisfação da clientela aumenta, os índices de devolução despencam e, como consequência disso, os lucros da empresa crescem.

Porém, para que isso ocorra, os dois processos devem trabalhar em harmonia um com o outro e, para isso, é fundamental ter um bom planejamento. Todo o cuidado no armazenamento e manuseio dos materiais é pouco. Para isso, é fundamental que a empresa invista em equipamentos adequados para desenvolver essas atividades com segurança e qualidade.

No geral, o picking e packing são pontos cruciais da logística para o perfeito atingimento de metas. Evitar problemas e crescer os negócios são algumas das expectativas aguardadas quando os dois processos são desenvolvidos com qualidade.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre picking e packing? Conseguiu entender as suas diferenças? Para ter acesso a mais conteúdos interessantes, como este, basta assinar a nossa newsletter. Todas as atualizações chegarão diretamente na sua caixa de entrada! Aproveite!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774