• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

O que é FIFO? Saiba como gerenciar os seus produtos com esse método

21 de maio de 2018
Gestão de Frotas

O conceito de First In, First Out (FIFO) está relacionado à logística de que o primeiro produto a entrar no armazém deve, também, ser o primeiro a sair dele. A técnica é usada, em geral, para evitar perdas por vencimento de mercadorias. No Brasil, alguns profissionais referem-se a ela como “primeiro que entra, primeiro que sai” (PEPS).

Usado para organizar estoques e cargas, o FIFO permite implementar filas de espera, fazendo com que os itens sejam colocados em linha e retirados por ordem de chegada. Trata-se de uma excelente tática quando o controle de estoque é essencial para garantir a validade da mercadoria.

Essa eficiência na gestão de estoque garante que as demais áreas da companhia trabalhem de forma harmônica. Assim, todos ganham com o FIFO — desde a operação até os resultados financeiros. Quer entender melhor as características e vantagens do sistema? A gente conta para você a seguir. Confira!

Quais são as garantias do FIFO?

De forma simplificada, o FIFO é um sistema que estabelece uma sequência lógica para a movimentação do estoque, independentemente do tipo de produto a ser armazenado. Com isso, ele garante a qualidade dos itens mantidos e a conservação de cada um deles.

Tal técnica faz isso enquanto assegura que o processo será suficientemente ágil e terá a disponibilidade necessária. Com ele, portanto, a gestão de estoque fica facilitada. Isso porque tem-se total controle do armazém e garante-se que ele esteja sempre atualizado.

E o melhor é que não há a necessidade de investimento: basta mudar o comportamento e a mentalidade da equipe, implementando a técnica.

Quais as vantagens desse método?

Além de evitar o vencimento e a consequente perda de produtos no estoque, o sistema FIFO foi criado para otimizar outros fatores. Conheça-os a seguir:

Rapidez e melhor tratamento aos perecíveis

A técnica facilita a localização, a separação, as entradas e as saídas dos itens do armazém. É possível, assim, evitar que haja desperdícios de mercadorias devido à data de validade ou a erros de distribuição.

Lucro

Com o uso de filas, você pode reduzir o tamanho do estoque e os custos estruturais. Cada produto que sai cria, automaticamente, um pedido de reposição. Dessa forma, mantém-se o fluxo de mercadorias constante e diminui-se a necessidade de depósitos grandes. Com os custos de armazenamento reduzidos, o lucro é, então, ampliado.

Facilidade de precificação

A precificação torna-se um processo mais simples, pois os produtos não ficam muito tempo no armazém. Além disso, discrepâncias entre os custos de entrada e preços de saída podem ser resolvidas mais facilmente.

Compatibilidade

Como a Receita Federal do Brasil (RFB) usa o FIFO para calcular os tributos, fica mais fácil para a companhia. Outra vantagem é que a maioria das empresas trabalha da mesma forma, o que significa ganho e sinergia.

Controle e organização

A técnica é compatível com a maior parte dos softwares e sistemas de controle utilizados no segmento. Com ela, itens que entram e saem do estoque seguem uma fila lógica, sendo que a baixa ocorre de forma automática. Além disso, inventário, transporte e estocagem ficam mais controlados. A redução de erros é, portanto, uma consequência natural.

Gostou de conhecer melhor as possibilidades do FIFO? Para manter-se sempre atualizado, assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão, diretamente na sua caixa de entrada!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!