• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

O que é uma empilhadeira retrátil? Entenda mais aqui

11 de dezembro de 2017
Empilhadeiras

Todo gerente logístico entende que, para conquistar uma logística eficiente, é preciso contar com as ferramentas e equipamentos adequados. A empilhadeira retrátil é um bom exemplo de recurso que pode simplificar o dia a dia no setor e ampliar sua produtividade.

No entanto, alguns profissionais ainda não conhecem a fundo o funcionamento e utilidade desse equipamento, por isso acabam perdendo uma excelente oportunidade de conquistarem uma logística de alta performance.

Diante disso, o post de hoje é inteiramente dedicado a essa ferramenta. A seguir você saberá o que é, sua função, vantagens e diversas outras informações sobre essa poderosa máquina. Confira!

O que é uma empilhadeira retrátil?

Provavelmente você já ouviu falar e até possui empilhadeiras em sua empresa. Esses equipamentos têm uma aplicação muito importante em armazéns, centros de distribuição e empresas de logística, além de serem considerados um facilitador do trabalho.

A empilhadeira retrátil é um dos modelos que se harmoniza com os corredores mais estreitos — uma realidade cada vez maior em centros de distribuição. Para que entenda melhor: enquanto os modelos comuns ocupam um espaço de 3,8 a 4 metros nos corredores, as retráteis ocupam apenas 2,8 metros.

Devido a sua movimentação lateral, ela contribui para a otimização do espaço de armazenagem e pode alcançar objetos e pacotes que estejam a até 12 metros de altura.

Portanto, estamos tratando de um equipamento imprescindível para a operação do setor de logística, já que permite que funcionários organizem e desloquem grandes quantidades de mercadorias de maneira rápida, simples e muito eficiente.

Quais são seus benefícios?

Após entender melhor o que é uma empilhadeira retrátil, é preciso enfatizar os benefícios que o uso desse moderno equipamento traz para as empresas. Trata-se de um investimento inteligente que contribui significativamente para a melhoria da logística.

Acompanhe, a seguir, as principais vantagens e características desse recurso:

É um equipamento elétrico

Existe uma grande preocupação mundial com o desenvolvimento econômico sustentável e uma das características da empilhadeira retrátil é ser movida à energia elétrica. Isso significa que não há emissão de CO², tornando o ambiente empresarial mais saudável e limpo.

É um equipamento de alta produtividade

Outro benefício que merece destaque é a alta produtividade desse modelo de empilhadeira. Em resumo, ela pode alcançar até 12 km/h, aumentando o ritmo de trabalho e reduzindo o tempo gasto com a operação.

O equipamento também conta com uma câmera de vídeo integrada que tem a função de facilitar que o operador visualize melhor a carga em grandes alturas, evitando que ele fique olhando para cima.

Ademais, ela possui um altímetro de série e, dessa maneira, é possível regular diversos níveis de elevação (que pode chegar a 12 metros). É interessante observar que o operador pode programar a altura que deseja, evitando que acione a alavanca de elevação várias vezes até chegar ao patamar desejado.

Trata-se de um equipamento silencioso

O nível de ruído produzido por uma máquina é um ponto que merece atenção dos gestores logísticos, pois pode causar desconforto nos funcionários e colaboradores. Aliás, via de regra, ambientes de trabalho silenciosos são mais produtivos.

Nesse aspecto, as empilhadeiras elétricas são realmente um destaque. Esses equipamentos são extremamente silenciosos, proporcionando um ambiente de trabalho confortável e sadio.

É ideal para corredores estreitos

A otimização dos espaços em armazéns e centros de distribuição é uma das preocupações recorrentes dos profissionais da área. Afinal, é preciso aproveitar ao máximo o espaço disponível e, em alguns casos, reduzir o tamanho dos corredores.

Caso essa seja a realidade de sua empresa, a empilhadeira retrátil se encaixa perfeitamente às suas necessidades. Como a movimentação é lateral, ela ocupa pouco espaço sem perder a eficiência e alcance.

Possui mecanismos de segurança eficientes

A segurança — tanto dos operadores quanto das mercadorias — dentro dos centros logísticos está entre as maiores responsabilidades de um gerente logístico. Isso porque os acidentes de trabalho comprometem todo o ambiente, influenciando na qualidade e rapidez do serviço prestado.

Nesse sentido, é oportuno observar que a empilhadeira retrátil possui mecanismos de segurança interessantes e extremamente úteis para o cotidiano do setor.

Em resumo, sempre que o operador se prepara para realizar uma curva, a máquina já interpreta esse sinal e automaticamente reduz a velocidade, evitando acidentes e tombamentos.

Além disso, ela conta com um acessório conhecido como blue point — canhão de luz azul — que emite uma sinalização no piso para que os demais funcionários e colaboradores saibam que a máquina está se movimentando e saindo do corredor. Conforme dito, o equipamento é extremamente silencioso e esse mecanismo evita uma série de acidentes, tornando o ambiente de trabalho mais seguro.

Por que investir e adquirir uma empilhadeira retrátil?

Diante de todo o exposto, não é difícil entender que adquirir uma empilhadeira retrátil não é um mero gasto, mas, na verdade, um investimento.

Empresas que começam a enfrentar problemas com espaço e procuram por soluções inteligentes devem avaliar essa opção com atenção. A depender da localização do seu armazém ou centro de distribuição, o metro quadrado para expansão é muito caro e a compra desse equipamento pode solucionar o problema, economizando espaço e dinheiro.

Essa não é a única razão para esse tipo de investimento. Conforme mencionado, o equipamento é elétrico e está em harmonia com a demanda do mercado. Desde 2014 percebemos uma procura maior por esse tipo de máquina, sendo que, atualmente, 60% delas são elétricas contra 40% movidas à combustão.

Salienta-se que essas empilhadeiras possuem a capacidade para trabalhar 24 horas em um nível de produção elevado. Isso ocorre porque elas são redimensionadas para alta produtividade e quanto mais trabalham, mais retorno efetivo trazem para a empresa.

Por último, vale lembrar que existem modelos que possuem cabines climatizadas, especialmente desenvolvidas para o trabalho em câmaras frias e frigoríficos, por exemplo. A legislação brasileira exige que a cada 30 minutos de trabalho nesses ambientes, o funcionário faça uma pausa de 30 minutos em temperatura ambiente. Mas, com essa tecnologia essas pausas não são necessárias e o trabalho é finalizado mais rapidamente.

Ao longo do post de hoje, você pôde conhecer melhor a empilhadeira retrátil e entender porque ela é a melhor opção para sua empresa. Conforme demonstrado, existem inúmeras vantagens de se investir nesse equipamento e a empresa é a maior beneficiada, desfrutando de mais produtividade, segurança e economia.

Se você se interessou pela empilhadeira elétrica e quer conversar sobre a possibilidade de adquirir esse equipamento, entre em contato com a nossa empresa. Estamos preparados para atendê-lo!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!